Oi, gente!
Wolfgang Amadeus Mozart! Minha porta de entrada no universo da música erudita...
Considero Mozart um ótimo anfitrião para o novo ouvinte de música erudita. Digo isso porque sua música é, geralmente, muito bem "digerida", até mesmo por quem não tem costume com os clássicos. Não quero, com este comentário, diminuir a complexidade desse gênio. Não estou dizendo que sua música é trivial, mas apenas que é muito difícil alguém ouvir uma peça de Mozart e não gostar. Eu era adolescente quando um colega do curso de inglês me gravou umas fitas (Alguém lembra o que é fita cassete?) com obras orquestrais de Mozart. Meu mundinho musical medíocre de repente se expandiu! Comecei com algumas sinfonias... Que coisa agradável!
Neste Compartilhamento Musical, permitam-me sugerir o terceiro movimento do Divertimento K. 136. "Divertimento" é um gênero musical típico da época clássica (século XVIII). A palavra é de origem italiana e significa o mesmo que em português. O caráter de um divertimento é geralmente bem humorado e dá uma impressão mais leve do que as sinfonias ou os quartetos, pois eram tocados em eventos sociais não necessariamente voltados para a divulgação da música.
Mozart escreveu vários divertimentos. Alguns deles são também conhecidos como "Sinfonias Salzburgo KV 136-137-138" (de onde tirei o exemplo no vídeo abaixo). Há gravações com quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo), bem como com orquestra de cordas. Definitivamente recomendo: Se você nunca comprou um CD de música clássica, essa é uma ótima dica para começar sua coleção.
Após apreciar o vídeo, gostaria de encorajar você a fazer perguntas ou comentários. Tenho a idéia de publicar alguns em algum boletim posterior.
Divirta-se!
[Obs.: Os segundos finais do vídeo escurecem antes da música acabar. Além disso, há uma pequena falta de sincronia vídeo-audio nos primeiros momentos. Mesmo assim, decidi sugerir esta versão porque está muito bem interpretada.]
Abraço,
Renato