Oi, gente.
Hoje quero compartilhar uma faixa de um DVD que adquiri já faz um bom tempo. Traz a Akademie für Alte Musik Berlin (ou ‘Academia de Música Antiga de Berlin’), que é uma orquestra que toca com instrumentos ou cópias de época. Eles são excelentes! Aquele som “barrocão” cheio e gostoso de ouvir! Cordas feitas de tripas de animais, sabia?
O DVD de onde tirei essa faixa apresenta os motetos de Bach, que são obras vocais sacras, que não compartilharei hoje embora pretenda no futuro. Entre um moteto e outro, no DVD, a orquestra apresenta uma peça instrumental retirada de cantatas de Bach. Esta, por exemplo, é a que abre a Cantata BWV 35.
Bach costumava “reaproveitar” material previamente composto. No caso de hoje, este ‘Concerto’ (ou ‘Sinfonia’) é o mesmo material do conhecido concerto para cravo e orquestra BWV 1052, que, por sua vez, é uma reconstrução do que pode ter sido originalmente um concerto para violino ou oboé.
Nesta versão, o solo fica por conta do organista. Perceba que ele toca um órgão de pequeno porte. Mesmo assim, o som da obra enche toda essa igreja em Berlim, onde o vídeo foi gravado. A música é muito empolgante! Eu gosto particularmente do trecho que se inicia em 6:00 e parece nos levar a regiões ainda não exploradas pela música até aquele momento. Uma viagem! E depois, a volta ao tema, em 6:45. Gosto muito dessa orquestra e recomendo suas gravações, especialmente a dos Concertos de Brandemburgo, também de Bach. O regente hoje é Hans-Christoph Rademann.
Bom proveito!
Deixe seu comentário!
Abraço,
Renato