24/12/2014

Compartilhamento Musical 50

Arcangelo Corelli (1653 – 1713)

Oi, gente!

O que é um Concerto Grosso?

Antes que pensem que existe “Concerto Fino”, deixe-me logo dizer que, em italiano, a expressão significa “Grande Concerto”. O termo é utilizado para designar uma forma de música barroca em que há uma troca entre um grupo pequeno de solistas (concertino) e o restante da orquestra (ripieno). Este tipo de concerto contrasta com vários outros que compartilhei aqui no blog, do tipo em que um solista (às vezes dois) dialoga com a massa orquestral.

Para o Natal deste ano, gostaria de compartilhar o Concerto Grosso Opus 6, Número 8, do compositor italiano Arcangelo Corelli. O concerto, em seis movimentos, é comumente conhecido pelo seu “apelido”, “Fatto per la notte di Natale” (Feito para a Noite de Natal).

Os músicos do vídeo de hoje compõem a Accademia degli Astrusi, uma feliz novidade para mim (apesar de estarem na ativa desde 2007)! Espero que gostem também.

 


Deixe seu comentário.

Abraço,
Renato

03/07/2014

Compartilhamento Musical 49

 Stephen Lounsbrough (n. 1988)
(Foto: Joshua Huang)

Oi, gente.

Quero compartilhar hoje sobre um compositor que é meu amigo! Filho de missionários norte-americanos, Stephen Lounsbrough cresceu no Brasil e conhece muito bem o nosso jeito. Conheci Estêvão (como se apresenta para nós, brasileiros), em 2008, quando participei pela primeira vez da Semana de Música Sacra, no Crato. Desde então, tocamos juntos um Mozart e um Beethoven, e ensaiamos um Pärt, quem sabe, para o futuro... Atualmente, Stephen está fazendo seu mestrado em composição, na Central Michigan University, nos Estados Unidos.

A obra de Stephen que quero compartilhar hoje é para coro misto. Esta peça venceu uma competição em 2012, em seu país natal, e foi gravada pelo Des Moines Vocal Arts Ensemble. Esta é a gravação que vocês vão ouvir, e que foi a primeira audição mundial da obra. O texto é a passagem bíblica em Romanos, capítulo 11, versículos de 33 a 36:


Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Em 2014 tive o privilégio de ajudar Stephen numa tradução para o português para a peça ser cantada na XI Semana de Música Sacra, que ocorreu recentemente. (Clique aqui para ler o post sobre o evento.) Tive também o privilégio de ser um dos coralistas e ensaiar e cantar esta peça tão inspiradora, na primeira audição da versão em português.

Para mais informações sobre o Estêvão, vão lá no site dele. Há biografia, trechos de gravações, partituras de suas obras e também os projetos nos quais ele está trabalhando atualmente.



Espero que apreciem tanto quanto eu.



Deixe seu comentário.

Abraço,
Renato

XI Semana de Música Sacra (SBRC)

Entre 24 e 29 de junho deste ano ocorreu a XI Semana de Música Sacra do Seminário Batista do Cariri. Tivemos uma cantata para crianças, intitulada “Mesmo um Menino Pode Crer”. Para os adultos, tivemos duas cantatas: “Grande é o Senhor” e “Redenção”. Além da apresentação de boa música, o evento tem se tornado importante por se consolidar como uma ótima ferramenta de capacitação para músicos cristãos, com oficinas de instrumentos e de canto, teologia relacionada à adoração com música, e formação de platéia (que é onde entro com sessões de Compartilhamento Musical). Também tivemos, pela segunda vez, uma competição musical entre os alunos - uma oportunidade para motivá-los à excelência. Cada candidato poderia apresentar uma peça do repertório erudito ou uma música sacra. Os três primeiros lugares ganharam uma bolsa integral para a XII Semana de Música Sacra, que ocorrerá no ano que vem, se Deus assim desejar.

Ensaio geral: coro e orquestra da cantata "Redenção"
(obras de Carlos Renato de Lima Brito, o regente, e Stephen Lounsbrough)
(Foto: Almir Marcolino Tavares)

Pelo terceiro ano consecutivo, tivemos também o Recital de Professores, onde apresentamos peças do repertório erudito como parte da participação do Compartilhamento Musical no evento. Para ler sobre os recitais dos anos anteriores, clique aqui (2012) e aqui (2013) O repertório deste ano foi o seguinte


1ª PARTE (Música Sacra)

Johann Sebastian Bach (Eisenach, Alemanha, 1685 – Leipzig, Alemanha, 1750)
Ária  “ Bete aber auch dabei ”, da Cantata BWV 115
   Yumy Amaral – soprano
   Renato Costa – flauta doce
   Pr. Filipe Soares – baixo contínuo (“cravo”)
   Pr. Renato Brito – baixo contínuo (violão)
Recitativo “Ach Jesu, meine Ruh” &
Dueto  “Komm, mein Jesu, und erquicke”, da Cantata BWV 21

   Anita Swedberg – soprano (alma)
   Pr. Marcos Willson – baixo (Jesus)
   Renato Costa – baixo contínuo (piano)

2ª PARTE (Foco na Flauta!)

Georg Philipp Telemann (Magdeburgo, Alemanha, 1681 – Hamburgo, Alemanha, 1767)
Sonata para Flauta Doce No 1, em Fá maior

I – Vivace
II – Largo
III – Allegro
   Renato Costa – flauta doce
   JailsonVieria – baixo contínuo (“cravo”)

Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, Áustria, 1756 – Viena, Áustria, 1791)
Andante em Dó maior para Flauta e Orquestra, K. 315/285e

   Pr. Jaime Junior – flauta
   Anita Swedberg – piano

Jürgen Golle (Zwickau, Alemanha, 1942 n.)
Sonatina No 1 para Flauta e Piano

   Daniel de Sá – flauta
   Anita Swedberg – piano

3ª PARTE

Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887 – 1959)
Prelúdio No. 3 para Violão solo

Choro No. 1 para Violão solo

   Pr. Renato Brito - violão

Gioachino Rossini (Pesaro, Itália, 1792 – Paris, França, 1868)
Dueto Cômico de Dois Gatos

   Yumy Amaral – uma gata
   Pr. Filipe Soares – um gato
   Anita Swedberg – uma pianista

TERCEIRO RECITAL DE PROFESSORES
(da esq. para a dir.): Pr. Renato Brito, Pr. Mark Willson,
Pr. Jaime Fernandes Costa Jr., Profa. Karine Teles,
Jailson Vieira,Pr. Filipe Soares, Daniel de Sá,
 Anita Swedberg, Yumy Amaral  - Em baixo, eu :-)
Foto: Gisele Lourenço

Muito grato a Deus pela oportunidade,
Renato Costa

P.S.: Dediquei o Compartilhamento Musical de número 49 à obra de Stephen Lounsbrough que cantamos no fim da cantata "Redenção". Para ler o post, clique aqui.

29/03/2014

Compartilhamento Musical 48

Oi, gente.

Depois de um tempo excessivamente longo, recuperando-me de uma cirurgia na coluna, volto às postagens. Para o retorno, o primeiro movimento, a Allemande, da Partita para flauta solo de Bach, BWV 1013. O termo Partita originalmente se referia à música para um instrumento solo, mas compositores como Kuhnau e Bach a associaram a uma seqüência de peças musicais, como sinônimo para “suíte”.

A versão que compartilho hoje é na flauta doce e foi gravada em uma competição. Jan Van Hoecke nos mostra o que eu já disse antes aqui no blog: Quando uma peça para instrumento solo é bem escrita, não há necessidade de acompanhamento. A música se sustenta em seu contexto próprio e você não sente falta de nada! (Veja CM 5 e CM 19).



 

Deixe seu comentário.

Abraço,
Renato