Stephen Lounsbrough (n. 1988)
(Foto: Joshua Huang)
Oi, gente.
Quero compartilhar hoje sobre um compositor que é meu amigo! Filho de missionários norte-americanos, Stephen Lounsbrough cresceu no Brasil e conhece muito bem o nosso jeito. Conheci Estêvão (como se apresenta para nós, brasileiros), em 2008, quando participei pela primeira vez da Semana de Música Sacra, no Crato. Desde então, tocamos juntos um Mozart e um Beethoven, e ensaiamos um Pärt, quem sabe, para o futuro... Atualmente, Stephen está fazendo seu mestrado em composição, na Central Michigan University, nos Estados Unidos.
A obra de Stephen que quero compartilhar hoje é para coro misto. Esta peça venceu uma competição em 2012, em seu país natal, e foi gravada pelo Des Moines Vocal Arts Ensemble. Esta é a gravação que vocês vão ouvir, e que foi a primeira audição mundial da obra. O texto é a passagem bíblica em Romanos, capítulo 11, versículos de 33 a 36:
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Em 2014 tive o privilégio de ajudar Stephen numa tradução para o português para a peça ser cantada na XI Semana de Música Sacra, que ocorreu recentemente. (Clique aqui para ler o post sobre o evento.) Tive também o privilégio de ser um dos coralistas e ensaiar e cantar esta peça tão inspiradora, na primeira audição da versão em português.
Para mais informações sobre o Estêvão, vão lá no site dele. Há biografia, trechos de gravações, partituras de suas obras e também os projetos nos quais ele está trabalhando atualmente.
Espero que apreciem tanto quanto eu.
Deixe seu comentário.
Abraço,
Renato