(Heitor Villa-Lobos, 1887-1959)
Oi, gente!
Villa-Lobos é o compositor latino-americano mais conhecido fora do Brasil. De forma genial, incluiu o Brasil em sua música: os pássaros, os índios, o folclore... Hoje gostaria de compartilhar com vocês o último movimento da Bachianas Brasileiras No. 2.
As Bachianas Brasileiras são nove peças para diversas formações instrumentais (e às vezes canto), compostas entre 1930 e 1945. Com elas, Villa-Lobos mencionava Bach ao mesmo tempo que imprimia uma estética modernista e nosso folclore em sua composição. Cada movimento recebe um nome próprio da música erudita e outro da música brasileira. No exemplo de hoje, vamos apreciar o 4º movimento da No 2 – Tocata (O trenzinho do caipira).
Eu sempre achei esse movimento emblemático. Villa transforma a orquestra em um trem, com genialidade! A percussão e os sopros trazem o último chamado aos passageiros e a locomotiva parte em sua travessia com arpejos dos violoncelos. Quando já está em plena marcha, uma melodia linda surge nas cordas, que, não com pouca frequência, me emociona bastante.
O regente é Roberto Minczuck, à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira!
Deixe seu comentário.
Dedico este CM a meu amigo Victor Hugo Almeida Gomes, estudante de regência, que tem esta peça como grande desafio para encerrar seu intercâmbio na Romênia. Courage, mon ami! Ou, em romeno mesmo: Curaj, prietene!
Abraço,
Renato