Oi, gente!
Faz tempo que corro atrás deste concerto para compartilhar com vocês, mas só agora consegui achar um vídeo apropriado. Trata-se do Concerto para Dois Violoncelos, em sol menor, RV 531, de Antonio Vivaldi.
Aqui não estou usando o termo “concerto” como um evento de música erudita, como se usa, por exemplo, em “Vamos hoje a um concerto!”. Refiro-me a um gênero musical específico em que um instrumento solista (ou um grupo de instrumentos) dialoga, debate, ‘briga’ (significado do termo latino ‘concertare’) com o restante da orquestra.
Neste concerto de Vivaldi, há dois solistas. Você pode notar que há um embate entre eles e o restante da massa orquestral (por exemplo, no trecho que se inicia em 0:24 no vídeo abaixo). Se prestar bem atenção, vai perceber que os dois solistas também ‘trocam idéias’ entre si (por exemplo, em 1:01).
Geralmente, um concerto barroco tem três partes, chamadas de “movimentos”. Comumente, o primeiro movimento é rápido, o segundo é lento e o último também é rápido. Hoje compartilho o primeiro movimento do RV 531, cheio de vigor, interpretado por um grupo que acabei de descobrir: “Apollo’s Fire”, uma orquestra barroca de Cleveland, nos EUA, regida (do cravo) pela maestrina Jeannette Sorrell. Os dois solistas são René Schiffer e Mime Yamahiro Brinkmann, também novidades para mim: uma agradável surpresa, uma empolgante interpretação!
Pessoalmente, costumo ouvir concertos me perguntando sobre a interação entre o(s) solista(s) e o resto da orquestra. O que estes dois violoncelos estão dizendo? Será que eles estão protestando contra algo? Será que estão buscando ajuda da orquestra? Será que estão alegremente compartilhando uma boa notícia? Ou será que estão exortando moralmente os outros músicos? E a orquestra? Será que eles estão concordando com os solistas? Discordando? Demonstrando compaixão? Condenando? Fica o desafio: Aqui, você pode dar asas à sua imaginação!
* Obs.: A imagem e o som não são 100%, mas é possível aproveitar bem este vídeo. Aumente o som um pouco mais que o habitual.
Amo muito o som do “cello” e gostaria muito de saber tocá-lo bem. Mas já que isso não acontece, aproveito esta jóia do barroco italiano!
Abraço,
Renato
2 comentários:
Os instrumentos só faltam falar!! Parece que tem vida!
Paula S.
Ah! Gostei demais do cello em evidência!! Lindo instrumento!!
Paula S.
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