Hoje é um dia especial para mim. Ganhei minha primeira flauta doce de madeira, graças a Deus. Trata-se de uma flauta doce contralto baseada no original de J. Denner, feita na madeira muiracatiara, pelo excelente artesão Marcos Ximenes. Desde adolescente, eu sonhava com um instrumento profissional e, embora eu não seja um músico profissional, busco sempre o que é melhor, dentro de minhas possibilidades.
Estou muito feliz e agradecido pela nova aquisição e quis hoje compartilhar com vocês um concerto de Vivaldi para flauta doce chamado “La Tempesta di Mare”, ou “A Tempestade no Mar”. Posto aqui os três movimentos: Allegro, Largo (2:08) e Presto (3:38). A obra é interpretada pelo flautista Sébastien Marq, acompanhado por Jean-Christophe Spinosi e os músicos do Ensemble Matheus. Reparem como a orquestra ilustra bem as “ondas agitadas da tempestade” logo no início da obra, com rápidas escalas ascendentes, bem como a calmaria no segundo movimento e, arrisco, uma viagem a todo vapor, no terceiro. E por que não sugerir a leitura da narrativa bíblica no Evangelho de Mateus, capítulo 8, versículos 23 a 27?
Abraço,
Renato
Minha flauta em muiracatiara, a mesma madeira com a qual meu pai fez alguns móveis para nossa casa quando eu era criança. No momento, estou seguindo as instruções iniciais do fabricante para “amaciar” o instrumento. Nesta fase, a flauta se adapta à temperatura, à umidade do ambiente, e ao estilo de tocar do flautista. Tenho de tocar todos os dias, seguindo um protocolo específico. Por exemplo, não posso passar de cinco minutos por dia na primeira semana, o que vai aumentar para 10 minutos na segunda, 15 na terceira, etc. Além disso, é preciso disciplina para passar óleo (de amêndoas, no meu caso) na flauta, evitando que ela resseque. São vários os cuidados, mas vale a pena, pois o som de uma flauta nessa madeira é belíssimo!
Visite o site do luthier Marcos Ximenes!
7 comentários:
Amigo, que maravilha!! Fico muito feliz por vc. Sei que vc vai usá-la muito bem pra glorificar a Deus.
Eu também estou desenvolvendo na flauta, em breve farei minha primeira apresentação em público, é com uma música fácil e pequena, mas já um bom começo.
Abraços
Ah, esqueci! Lindííííííííssimo o concerto de Vivaldi.
Abraços
Ouvi dizer que esta flauta consegue captar os melhores ratos do mundo. :)
Parabéns!
Parabéns, Renatão!
Pelos meus cálculos, daqui pro fim dessa semana você vai ter minutos de ensaio mais do que suficientes para tocar um instrumental na Igreja, correto? Posso agendar?...
Que o Criador da música se agrade de cada nota que sair de tua preciosa flauta!
Um abraço,
Kelso.
P.S.: Gostei do concerto de Vivaldi e da tua associação com Mt 8.
Linda flauta, lindo concerto...! :D
O, Renato
Adorei, muito lindo mesmo. E o Bach é o meu favorito. Obrigada pelos momentos de boa música que vc me proporciona. Parabéns pelo Blog e pela flauta. Aguardo um concerto seu.
Abs
Marilena
Grande flauta !! Tem um som amadeirado mesmo !! rsrsr
Parabéns á todos !!! Belíssima apresentação !!! É uma música bem expressiva né ? Abraços ,
André .
Postar um comentário