24/08/2013

Compartilhamento Musical 45 (5 anos!!!)

Oi, gente.

No último dia 1 de agosto, o Compartilhamento Musical completou 5 anos! Como de costume, gosto de compartilhar trechos da Paixão Segundo Mateus, de Bach para celebrarmos! (Para ler os posts de aniversário escritos até agora, clique em CM 1, CM 15, CM 26 e CM 38.)

No trecho que compartilho hoje, Jesus anuncia que será traído. O coro, no papel dos discípulos, pergunta: “Porventura, sou eu, Senhor!” Apesar de sabermos que é Judas Iscariotes, ouvimos o coro a meditar: “Sou eu! Eu deveria pagar...” Percebam o dinamismo com o qual Bach retrata este momento tenso da narrativa do Evangelho!

Longa vida a este espaço da boa música!


 

Evangelista – Jörg Dürmüller (tenor)
Jesus – Ekkehard Abele (baixo)
Judas – Klaus Mertens (baixo)
The Amsterdam Baroque Orchestra & Choir
Regente: Ton Koopman (ao órgão)


Deixe seu comentário.

Abraço,
Renato

 A TEMPO...

Como já é costume toda vez que eu adquiro uma nova flauta, compartilho agora, meio atrasado, a aquisição de minha primeira flauta doce soprano de madeira. Recebi-a do luthier Marcos Ximenes em novembro de 2012.


A flauta, afinada em 440Hz, foi feita em madeira Cocobolo (Jacarandá do México) e é baseado em um modelo de Robert Wijne. Atualmente estou estudando com esta flauta uma obra do compositor Johann Cristoph Pepusch (1667 - 1752).

Marcos Ximenes mudou seu site. Já atualizei o link nos posts antigos em que o menciono (CM 25, CM 38). Para visitar o novo site, clique aqui.

7 comentários:

Jailson Vieira disse...

Que forte, Renato... Muito lindo!
A parte que mais gostei foi quando o coral entrou e disse ~~>

"Porventura, sou eu, senhor?
Sou eu!
Eu deveria pagar, de pés e mãos atados no inferno.
O flagelo e as amarras, e tudo o que suportaste,
isso é o que minha alma deveria sofrer."

Renato disse...

É mesmo, Jailson. Tive uma reação forte também a esse trecho. Entender a culpa perante Deus é o primeiro passo para quem começa a entender a notícia que o próprio Jesus veio trazer.

Renato

Unknown disse...

Assim que li o título da postagem, achei que o Compartilhamento Musical estava fazendo 45 anos. Passado o susto, o bom senso me fez conferir o título e o erro foi corrigido... De qualquer forma, 5 anos é uma bela idade para esse projeto tão cativante.
A postagem comemorativa é uma peça bem marcante. Tirando, porém, um “defeito” que saltou aos meus olhos – ou melhor, ouvidos: a parte do coral (linda) é tão curta que me deixou com um frustrante gosto de “quero muito mais!”.
Parabéns, Renatão! Me alegro muito em ver sua musicalidade sendo usada: não só para promover a música clássica, mas (principalmente) glorificar diretamente ao nosso Deus, através do seu ministério de adoração.
Que você permaneça firme até o dia em que ouviremos o Senhor Jesus não mais instituindo a ceia, porém (a exemplo do que Ele fez ali) ‘cantando louvores no meio da congregação’! Grande abraço, meu irmão.

Renato disse...

Obrigado, Kelso, pelas palavras e glória a Deus pela oportunidade de trabalhar para ele!

Quanto à peça para coral estar curtinha, concordo e receio que há apenas um modo de satisfazer a necessidade de "quero mais": Ouvindo a "Paixão Segundo Mateus" todinha! Fica a dica, diga-se, saudabilíssima!

Grande abraço,
Renato

Unknown disse...

Gostei da dica, e concordo que é bem saudável.
Por enquanto o tempo está bem curto; mas quem sabe se, quanto voltarmos, "cutucados" pelo fã n.1 do Bach, podemos fazer disso uma programação?...

Renato disse...

Tô dentro! Count me in!

Renato

Antonio Neto disse...

Quanto a sua flauta feita pelo luthier Marcos Ximenes, põe um vídeo seu tocando nela e dê sua opinião pois estou juntando dinheiro pra comprar uma no entanto numca vi ninguém tocando algumas delas.
Dá pra fazer isso?
Graças em Cristo!
A paz do Senhor!