21/12/2013

Compartilhamento Musical 47

Georg Friderich Handel (16851759)

Oi, gente.

Depois de quase surtar por perceber que nunca postei nada de Handel, vou aproveitar esta época de Natal e compartilhar com vocês um trecho de seu famoso oratório “Messias”, retirado da Bíblia:



“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6)

Gosto muito desta passagem por uma razão especial. É comum, nesta época de Natal, as pessoas lembrarem de Jesus no presépio, como um menino indefeso. O problema está em ficar APENAS com essa imagem, pois, como o trecho de Isaías revela, esse menino veio com a finalidade de ser o Rei, sobre cujos ombros está o governo! O trecho nos ajuda a imaginar Cristo HOJE, com todo o seu poder e autoridade!

A música tem um entrelaçado de vozes muito empolgante! Procure perceber como a frase: “For unto us a child is born...” faz sua entrada nos diferentes naipes do coro.

O coro, a propósito, é o excelente Choir of King’s College,de Cambridge. Esses meninos são excelentes! Imagino que devem receber açoites para cantar tão bem assim! :-) No vídeo de hoje, são acompanhados pela Academy of Ancient Music e regidos por Stephen Cleobury, que é o diretor musical do coro.

Bom proveito!



Deixe seu comentário.

Abraço,
Renato

4 comentários:

Etevaldo Lima disse...

Caro e ilibado amigo Renato, que presente de Natal maravilhoso você nos dá ao trazer um trecho do Messias de Handel neste último post do ano!

Parabéns pela escolha. Muito apropriado!!!

Etevaldo Lima

Unknown disse...

Tão alegre! Nossa família gosta de escutar o Messias todo na véspera do Natal. Feliz natal para todos!

Unknown disse...

Nunca é tarde para se redimir... Que bom que finalmente postou Handel - um dos meus compositores favoritos, e logo com essa música - uma das minhas favoritas!
A letra é nada menos que uma das profecias mais impressionantes da Bíblia. E a música, linda, reflete bem essa mensagem tão empolgante.
Quanto ao coral, confesso que prefiro vozes mistas. Apesar da técnica impecável, não consigo conciliar as vozes que fazem o contralto com as gargantas de onde saem! Mas ninguém vai brigar por causa disso... Podemos até brigar por outra coisa: caso você demore tanto tempo para postar outra peça de Handel!
Abração e parabéns, Renato. Que o Menino que nasceu, cresceu e nos salvou nos governe firmemente a cada dia!(Enquanto não volta para governar o mundo...)

Germano Ribeiro disse...

Li, encantei-me e compartilhei. Amo esse trecho por razões! Creio que esta é a maior "música de natal" de todos os tempos.:)