Lev Sergeyevich Termen (1896 - 1993)
Oi, gente!
Ano passado recebi um email de uma gravadora (BIS) com previsões de lançamento, dentre as quais seria lançado um CD de um compositor contemporâneo finlandês chamado Kalevi Aho, de quem apenas ouvi falar. O que me chamou atenção foi o título da obra: “Concerto para Theremin e Orquestra de Câmara”. E pensei: Puxa! Seria interessante compartilhar sobre este instrumento inusitado!
O theremin ganhou esse nome por causa de seu pai, o físico russo Léon Theremin (nome afrancesado - original russo acima, na foto). Foi o primeiro instrumento musical eletrônico produzido em massa. Hoje, a alemã Carolina Eyck aparece no vídeo que anuncia o tal CD e nos dá mais informações sobre o theremin e a obra que ela gravou.
E, para quem gosta de raridades, consegui achar um vídeo em que o próprio Theremin demonstra sua invenção. Não sei quando este vídeo foi feito, mas é história! Perceba como o novo instrumento interagiu com um piano nessa demonstração.
Tradução livre das legendas em inglês:
"O instrumento eletro-musical Thereminvox é o
primeiro de seu tipo. É um tipo de instrumento de voz cantável. O
controle sobre a melodia é obtido com o movimento das mãos e dedos de
acordo com a melodia, sem o toque, e influenciando um campo
eletromagnético ao redor do instrumento."
Deixe seu comentário.
Abraço,
Renato
2 comentários:
De fato, é muito curioso. Um "instrumento" bem interessante, cujo som parece uma mistura de violino com voz humana. Apesar do constante vibrato, está longe de ser vibrante... (bom para quem gosta de barroco em tom menor - rsrs) Valeu ter postado, Renatão!Grande abraço.
Absolutamente impressionante esse instrumento!
Postar um comentário