09/10/2015

Compartilhamento Musical 52

James MacMillan (n. 1959)

Hoje o Compartilhamento Musical explora uma música advinda de uma tragédia. Em 13 de março de 1996, um homem armado entrou em uma escola primária em Dunblane, na Escócia, onde abriu fogo contra crianças de 5 e 6 anos de idade, e depois cometeu suicídio. Dezesseis crianças e sua professora morreram. O crime chocou o Reino Unido e repercutiu também mundialmente.

Em 4 de julho seguinte, a peça A Child’s Prayer (Uma Oração de Criança), do compositor escocês James MacMillan (foto), foi executada pela primeira vez na Abadia de Westminster, em Londres, em memória das crianças. Trata-se de uma música relativamente simples, mas com uma fortíssima expressão de pungência! O texto diz o seguinte:

Welcome Jesu,
Sê bem-vindo, Jesus,
Deep in my soul forever stay,
Permanece para sempre no profundo de minha alma,
Joy and love my heart are filling
Alegria e amor estão preenchendo meu coração
On this glad sacred day.
Neste alegre dia sagrado.

Pelo
 que entendi dos comentários que li, o texto é da liturgia católica, utilizado tradicionalmente no momento da comunhão, mas MacMillan escreveu uma linha alternativa para o final, atribuindo à peça um uso mais geral. O texto tradicional termina com “On this glad communion day". Entretanto, na gravação abaixo, creio que o coro canta “sacred” (sagrado) em vez de “communion” (comunhão).

MacMillan está entre os compositores que nos dias de hoje produzem algumas peças que consigo achar realmente belas. (A meu ver, isso não é muito freqüente entre os contemporâneos.) Em A Child’s Prayer, há uma pulsação de acordes, claramente percebidos na palavra “Welcome” (Bem-vindo). Nesta primeira parte reside a dor da música. Quando ouvi pela primeira vez, pensei até que a intenção do compositor era retratar Jesus acolhendo as crianças no céu, o que me impressionou bastante. No entanto, pela letra, entendo que é de fato uma oração de uma criança, recebendo Jesus em seu coração. Em meio à pulsação, duas vozes solistas representam as crianças. Perceba como elas começam mais graves e vão ficando mais agudas durante a música, sugerindo que as crianças estão indo rumo ao céu. Tinha tudo para ser extremamente deprimente, mas o compositor trata com muita luz a palavra “Joy” (Alegria), talvez procurando levar esperança ao coração do ouvinte – e, imagino, aos corações dos familiares e amigos das crianças à época.

Recomendo aumentar o volume no início, pois a música começa bastante suave.

Estou muito interessado em seus comentários após ouvirem o vídeo. Por favor, escrevam aqui no blog.



Abraço,
Renato
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Abraço,
Renato

3 comentários:

Mauro Clark disse...

De fato, Renato, uma música bonita e tocante.
Ouvirei mais esse autor, James MacMillan, pois também tenho dificuldade de gostar de autores de música clássica contemporânea. Um "fora da curva" seria muito bem vindo!
Grande abraço,
Mauro

Unknown disse...

Acabei de ouvir, grande Renato. Vejamos o que achei: (1) A expressividade dos intérpretes é nota 10. Haja "entrarem no espírito da música"! (2) A afinação, idem. (Que vozes, as das duas solistas!) (3) Quanto à música em si: evidentemente expressa muito bem o seu propósito, aludindo a uma tragédia de dor indescritível. Mas confesso que a peça em si está para lá do que meu paladar musical absorve com satisfação... (ah! Quem é que falava mal do Glad, hein? rsrs) Mas valeu a postagem, meu irmão! Grande abraço.

violino-hugo disse...

Que pancada, meu irmão!
A doçura das vozes solistas chega a ferir quando usadas no meio desses blocos de acordes. E quando ficam só as duas, a vontade de que chegue o fim da linha melódica misturada com a falta de uma tensão que seja resolvível arrepia a espinha. Inda mais com a história real envolvida.
Obrigado, Renato. ;')
Abraço