08/09/2016

Compartilhamento Musical 55

(Pintura: Margaret Dicksee - Handel "pego em flagrante"
por seus pais ao estudar cravo à noite )

Oi, gente!

Fico sempre muito impressionado com iniciativas educacionais envolvendo crianças e arte. Em janeiro de 1998 estive na Europa e entrei em um museu onde a professora fazia perguntas a crianças bem pequenininhas sentadas diante a uma enorme pintura impressionista. Ela perguntava o que elas viam naquele quadro - uma série de vapores que sugeriam um trem. Não entendi bem o que as crianças disseram, mas o rico exercício de exposição à arte e à imaginação me deixou até emocionado à época. Penso que coisas assim deveriam acontecer mais e lamento muito não ser assim no lugar onde moro.

Recentemente, visitando o site do All of Bach (ou “Tudo de Bach” – ver post CM 53), vi outra vez o duo criança-arte e novamente fiquei impressionado e suspirando. Um dos pilares do projeto All of Bach é gravar cada obra de Bach no contexto mais coerente possível com o que se sabe hoje sobre performance histórica. Por exemplo: Se Bach escreveu uma peça sacra para grande orquestra e coro, eles a gravam numa igreja com vários músicos para criar uma atmosfera de grandiosidade; se a obra é uma suíte para um instrumento sem acompanhamento, eles a gravam na sala de estar do músico, para prover a atmosfera íntima, etc. Pois me impressionei com essa coerência quando resolveram gravar as Invenções de Bach, que são obras didáticas, com ALUNOS!

Os holandeses do projeto selecionaram estudantes de piano, dentre crianças e adolescentes, e cada um ficou responsável por uma ou mais invenções de Bach. Como estavam acostumados apenas com o piano moderno, receberam aulas básicas de cravo com especialistas no instrumento. Três meses depois, o projeto se encerrou com um recital das 15 que chamamos aqui no Brasil de “Invenções a Duas Vozes”.

Assistindo aos bastidores do projeto no site, foi muito agradável ver o envolvimento dos pais, tanto encorajando os filhos quanto compartilhando reações de descoberta do repertório e do inusitado instrumento musical. (Se você não conhece o cravo, leia o post CM 30).Que maravilha ouvir essas crianças tocando a obra de Bach! Já ouvi gravações em piano e em cravo feitas por profissionais com anos de estrada, mas há algo de precioso ao ouvir esses jovens iniciantes abordando esse repertório.

Em vez de explicar o que é uma invenção, vou deixar que os próprios alunos façam isso. (Peço desculpas por qualquer imperfeição técnica nos vídeos legendados; os vídeos com as performances estão com qualidade melhor.)



O QUE SÃO AS INVENÇÕES DE BACH?

Eles também compartilham seu estranhamento com o cravo estando acostumados apenas com o piano.


O QUE É UM CRAVO?

Agora, vamos à musica! Selecionei 4 invenções. Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei. Quem quiser mais, o recital está disponível na íntegra, bem como os bastidores (em inglês), em www.allofbach.com.


Invenção No. 1, em dó maior
Anna Kuvshinov (9 anos)

Invenção No. 4, em ré menor
Kanji Daito (10 anos)

 Invenção No. 15, em si menor
Domonkos Hegyi (11 anos)

 
Invenção No. 8, em fá maior
Frank Monster (15 anos) 
Deixe seu comentário.

Abraço,
Renato

2 comentários:

Erick Farias disse...

Muito bom o incentivo às obras de Bach na atualidade, ainda não tinha ouvido falar sobre as invenções. Parabéns pela divulgação no blog.

Unknown disse...

Sem dúvida precisamos aprender a ensinar nossas crianças. Ótimo artigo