Oi, gente!
Hoje chamei Grieg para contribuir com nosso Compartilhamento Musical!
Edvard Hagerup Grieg (pronuncia-se “gríg”) viveu na Noruega e compôs muita coisa interessante e bonita de se ouvir. Advogava o nacionalismo na música e pôs o folclore de seu país na partitura com maestria. Suas obras mais conhecidas são: o Concerto para Piano e Orquestra em lá menor, a música incidental para a peça Peer Gynt, de Henrik Ibsen, e a suíte Holberg, dentre outras.
Mas hoje eu quero focar nas lindas e expressivas Peças Líricas. São 66 miniaturas para piano solo, publicadas em dez volumes (ou “livros). As peças têm caracteres bem variados e são realmente muito bonitas e engenhosas.
Hoje compartilho com vocês três delas. A primeira é do Livro I, Op. 12 No. 1 “Arietta”. Pelo que li, é uma das melodias favoritas de Grieg. É tanto que ele a usou novamente para concluir as Peças Líricas, dando-a um ritmo de valsa quando reaparece, em Op. 71 No.7. A segunda, do Livro III, Op. 43 No. 1, tem o título de “Borboleta”. É genial como Grieg representou o vôo desengonçado desse inseto encantador! Por fim, escolhi uma “Dança Primaveril”, do Livro IV, Op. 47 No. 6 - um “arrasta-pé” bem ao estilo norueguês.
Todas são interpretadas pelo pianista norueguês Håkon Austbø e, desta vez, busquei vídeos com as partituras, para os pianistas curiosos.
E, não se esqueça: É só uma amostra! Ouça as outras Peças Líricas; você não vai se arrepender!