Oi, gente!
Hoje chamei Grieg para contribuir com nosso Compartilhamento Musical!
Edvard Hagerup Grieg (pronuncia-se “gríg”) viveu na Noruega e compôs muita coisa interessante e bonita de se ouvir. Advogava o nacionalismo na música e pôs o folclore de seu país na partitura com maestria. Suas obras mais conhecidas são: o Concerto para Piano e Orquestra em lá menor, a música incidental para a peça Peer Gynt, de Henrik Ibsen, e a suíte Holberg, dentre outras.
Mas hoje eu quero focar nas lindas e expressivas Peças Líricas. São 66 miniaturas para piano solo, publicadas em dez volumes (ou “livros). As peças têm caracteres bem variados e são realmente muito bonitas e engenhosas.
Hoje compartilho com vocês três delas. A primeira é do Livro I, Op. 12 No. 1 “Arietta”. Pelo que li, é uma das melodias favoritas de Grieg. É tanto que ele a usou novamente para concluir as Peças Líricas, dando-a um ritmo de valsa quando reaparece, em Op. 71 No.7. A segunda, do Livro III, Op. 43 No. 1, tem o título de “Borboleta”. É genial como Grieg representou o vôo desengonçado desse inseto encantador! Por fim, escolhi uma “Dança Primaveril”, do Livro IV, Op. 47 No. 6 - um “arrasta-pé” bem ao estilo norueguês.
Todas são interpretadas pelo pianista norueguês Håkon Austbø e, desta vez, busquei vídeos com as partituras, para os pianistas curiosos.
E, não se esqueça: É só uma amostra! Ouça as outras Peças Líricas; você não vai se arrepender!
5 comentários:
Quanta lindeza, Renato!
As duas primeiras são muito belas, mas essa última me cativou pela eternidade.
Êita, Jailson!
Que massa sua empolgação com boa música!
Estava com saudades Renato.
Espetacular!!!
Show, Renato! Que bom você de volta. Para mim, a mais bonita yé a terceira. Já a segunda é intrigante, especialmente porque a borboleta não parou de voar um só segundo, para que eu tirasse uma bela foto dela!
Valeu Renato! Forte abraço!
Postar um comentário