Oi, gente!
Franz Liszt (1811-1886) foi um grande compositor e pianista húngaro, notável tanto por seu gênio inovador, quanto por seu virtuosismo. É considerado por muitos um dos maiores pianistas de todos os tempos. Sua obra para piano solo “Estudos de Execução Transcendental” é uma série de 12 estudos compostos para músicos de altíssimo nível. O próprio Liszt deu nomes aos estudos, dos quais hoje compartilho dois:
O No. 8 ‘Wilde Jagd’, ou ‘Caça Selvagem’, é uma peça de caráter violento e explosivo, mas contém uma seção intermediária lírica belíssima (a partir de 1:58, no vídeo). Para tocar bem este estudo, o pianista deve ter muita resistência e pulsos firmes, mas também flexíveis.
O No. 12 ‘Chasse-Neige’, traduzido por alguns como ‘Tempestade de Neve’ ou ‘Redemoinhos de Neve’ (como prefiro), é meu estudo favorito na obra. Trêmolos, saltos longos e escalas cromáticas em alta velocidade, são algumas das dificuldades para o pianista. Percebam os ‘redemoinhos’ (a partir de 2:08, no vídeo) na mão esquerda, inicialmente.
Esses foram os dois primeiros Estudos Transcendentais de Liszt que ouvi na vida, há mais ou menos 13 anos. Fiquei tão impressionado com eles, que logo encomendei um CD para ouvir os outros. Hoje você vai ouvi-los na interpretação do excelente pianista russo Boris Berezovsky.
Boa audição!
Deixe seu comentário após ver o vídeo.
Dedico este CM a meu amigo Glauco Vieira Fernandes.
Abraço,
Renato
3 comentários:
Gosto em Liszt a capacidade de aliar melodias doces e belas a recursos pianísticos dificílimos que nem sempre o não pianista consegue identificar. É muito agradável a genialidade aliada a simplicidade!
Sensacional!
Ainda não vi, mas estou ansioso pra ver!
Postar um comentário