Hoje gostaria de compartilhar com vocês um instrumento curioso, a Harmônica de Vidro. Para ser bem objetivo, retiro uma explicação da Wikipédia:
“A harmônica de vidro é constituída por um conjunto de taças de vidro semi-esféricas, de vários tamanhos, parcialmente inseridas uma dentro da outra por ordem de tamanho, de modo a fazer uma escala diatônica. Essas taças estão montadas num eixo que atravessa o centro dessas mesmas taças, e encontram-se semi-imersas num recipiente com água. Um sistema de pedal aciona o eixo de modo a que as taças girem no eixo. O instrumento é tocado friccionando os dedos em cada uma das taças umedecidas, uma para cada nota.”
Alguns dos compositores que escreveram para o instrumento foram: Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Carl Philipp Emmanuel Bach, Gaetano Donizetti e Richard Strauss.
Hoje quem toca para nós é um dos poucos experts em Harmônica de Vidro, o francês Thomas Bloch, ao visitar o programa de TV de Jean-François Zygel. Ele é acompanhado por Philippe Bernold (flauta), Alexandre Gattet (oboé), Francoise Gneri (viola) and Xavier Phillips (violoncelo). Eles interpretam o Adagio para Quarteto e Harmônica de Vidro K 356 (617a), de Wolfgang Amadeus Mozart. Aproveitem!
Deixe seu comentário após ver o vídeo.
Abraço,
Renato
P.S.: Lamento o vídeo estar levemente dessincronizado. Espero que não seja tão perceptível.
4 comentários:
CADÊ O VIOLINO????????
.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
curioso esse instrumento. mas tem um som bem brilhante. Parecido com os harmônicos de um violino(embora não seja corda friccionada.
Abraço, Renato!
Espero vê-lo na Semana de Música.
Não sabia da existência desse instrumento. Gostei do som, muito suave.
Parabéns Renato, por compartilhar tão belas músicas!
Muito interessante!
e muito bonito!
Estou impressionada com seu som.
curioso... muito interessante!
Postar um comentário