Oi, gente!
O Concerto para Violino, Oboé, cordas e contínuo, BWV 1060R, de Johann Sebastian Bach não existe em sua forma original. Sobrevive até hoje apenas um arranjo que o próprio Bach fez, substituindo os dois instrumentos solistas por dois cravos. A partitura reconstruída que temos hoje veio desse arranjo.
O concerto tem três movimentos, que ouviremos aqui na interpretação do excêntrico Nigel Kennedy, fazendo par com Aisling Casey. Ambos são acompanhados pela Orquestra de Câmara Irlandesa.
O elemento de concerto (ver CM 11) é realizado em duas esferas. Numa, os solistas dialogam entre si, enquanto que, noutra, eles se juntam e conversam com a orquestra. Isso vale pelo menos para os dois movimentos rápidos (o primeiro e o terceiro).
No movimento lento (o segundo), o papel da orquestra é fornecer um pano de fundo para um intrincada troca de perguntas e respostas entre os solistas. Este movimento é, para mim, muito especial. Conheci o concerto por este movimento. Estava na casa de um amigo, que me disse de repente: “Tenho algo para te mostrar.” Fomos a um quarto onde sua família usava como depósito e lá estava um aparelho de som antigo, onde ele colocou um LP para tocar. Limpou a agulha da vitrola com um sopro e pôs o segundo movimento desta obra, que eu nunca tinha ouvido. Em meio à musica e aos charmosíssimos chiados do vinil, fiquei paralisado até o fim. Não tinha como descrever com palavras o que eu sentia. O diálogo entre o violino e o oboé era uma coisa muito linda e profunda. A orquestra acompanhando em pizzicato dava uma atmosfera de grandeza e ao mesmo tempo de intimidade ao momento musical. Nunca vou me esquecer da primeira vez que ouvi isso.
O concerto termina com outro movimento rápido, bem empolgante. Na minha opinião, Kennedy e seu grupo tocam mais rápido do que deveria ser, mas são coerentes e retratam bem a empolgação do fim da obra. A propósito, Nigel Kennedy ficou famoso na década de 80 justamente por suas idiossincrasias musicais e seu jeito de se portar em público. Mas apesar das diversas críticas que recebeu (e ainda recebe), ele é um músico de primeira!
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Abraço,
Renato
P.S.: Uma breve palavra sobre o vídeo escolhido: Embora Kennedy e Casey sejam excelentes músicos e estejam acompanhados de uma excelente orquestra, confesso que prefiro outras gravações e não considero esta interpretação como sendo de referência. Os músicos tocam instrumentos modernos e tenho a tendência de valorizar mais uma interpretação historicamente orientada, com instrumentos (ou cópias) de época, com técnicas barrocas de performance. Isso de forma nenhuma diminui o valor do talento musical do grupo que postei aqui, mas recomendo que vocês ouçam outras gravações. A razão de eu não ter postado outra é a pobre qualidade de som dos vídeos que encontrei. Mesmo assim, dêem uma olhada na excelente performance conduzida por Nikolaus Harnoncourt, gravada em 1984 (links abaixo). No futuro, se eu conseguir material com qualidade de som e imagem melhor, repostarei o concerto com prazer.
http://www.youtube.com/watch?v=b0Xd0M15464
http://www.youtube.com/watch?v=Xpw-VPlCJro
http://www.youtube.com/watch?v=mLXvJZdY7Iw
Um comentário:
Muito lindo... :)
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