Oi, gente!
Confesso de cara: Sou louco pela música de J. S. Bach! Recentemente assisti ao concerto do “Proms” de 2010 dedicado a Bach. O “Bach Day”, com a Royal Philharmonic Orchestra (que eu costumo de chamar de ‘a orquestra da Rainha’), apresentou a música de Bach em arranjos para orquestra sinfônica e também obras inspiradas nas obras de Bach. O vídeo é fantástico e foi difícil resistir à vontade de compartilhar todo o programa de uma vez aqui no blog.
Compartilho hoje um arranjo da famosa Tocata e Fuga em Ré menor, originalmente composta para órgão (Tocata já compartilhada no adendo do CM 7). Aqui, apresento o arranjo feito por Leopold Stokowski para grande orquestra. Talvez os mais nostálgicos vão lembrar do filme “Fantasia”, de 1940, em que o próprio Stokowski rege o seu arranjo de Bach. Apesar de gostar de algumas partes do filme “Fantasia”, prefiro esta interpretação menos afetada de Andrew Litton nessa noite do “Proms” de 2010.
Primeiro, percebam que sala de concertos maravilhosa é a Royal Albert Hall! Durante o vídeo, há algumas panorâmicas da sala, inaugurada em 1871 pela Rainha Victoria, que a dedicou à memória de seu falecido esposo, o Príncipe Albert. (Os mais curiosos assistam ao filme “A Jovem Rainha Victoria”.)
Percebam também o colorido que Stokovski, como arranjador, soube muito bem aproveitar do original para órgão. Tenho a tendência de preferir as obras originais, mas também gosto de elogiar uma orquestração bem feita. E essa certamente é uma!
A tempo: O “Proms” é um festival de música clássica que ocorre em Londres, predominantemente na Royal Albert Hall, com concertos diários durante oito semanas no verão. A tradição se iniciou em 1895. Em 2009, o número de concertos chegou a 100. O evento tem cobertura da BBC.
Gostaria muito de saber o que você achou depois de apreciar a obra. Deixe seu comentário após ver o vídeo.
Abraço,
Renato
9 comentários:
Lindíssimo!!! Dá vontade de assistir ao vivo!
Obrigada pela postagem!
Bravo! Bravo!
Pra mim, foi o melhor compartilhamento de todos!
Pergunta: a composição tem algum contexto, algum significado histórico ou mesmo uma "narração"?
É uma obra isolada ou faz parte de alguma composição maior?
Sei que são perguntas leigas, mas adorei essa apresentação. Melhor do que a do tal "sujeito" lá do outro! :)
Muito bom o arranjo, lindo! Também achei legal que os takes da filmagem, nos fazem perceber cada passagem e de que instrumentos os sons são produzidos, o que torna mais emocionante. A sala de concertos é incrível, Parabéns pelo blog!
Adoorei o balet dos violinistas =)
Ah que lindo hem, mas ainda prefiro ela no órgão, acho mais emocionante.
Eu sou apaixonado por J. S. Bach, só que nunca gosto do final, lembra que está acabando e isso é o mais chato haha.
Bach é o meu favorito.
Grande postagem, Renato!
Saudades e grande abraço
Respondendo ao Germano:
Desconheço alguma "história" por trás do contexto da obra, mas, enquanto eu procurava informações para responder à sua pergunta, deparei-me com uma possibilidade de Bach não ter sido o compositor do original para órgão. Já imaginou? Conheço pouca coisa mais "Bach" do que essa Toccata e Fuga! Bem, o que se diz está no reino da especulação. Para os curiosos, acessem [http://en.wikipedia.org/wiki/Toccata_and_Fugue_in_D_minor,_BWV_565].
gostei muito. OBRIGADO E UM ABRAÇO.
Nossa Renato... extraordinário!!!
Sem exagero, fiquei arrepiada!
Oi, Renato
Meus parabéns pela sensibilidade musical e escolhas maraavilhosas que vc compartilha com os amigos.
Eu já conhecia essa peça do Bach que aliás é tb o meu preferido. Quero ver o que falta e mto obrigada por esses momentos tão gostosos que vc me proporciona. Adorei tb o teatro.
abs
Marilena
Postar um comentário